Resenha - Sale El Sol (Shakira)


Sale el Sol: Qualidade com originalidade. Fórmula que apenas Shakira consegue fazer sem perder o mérito do trabalho.

Antes de tudo, nada mais válido do que ressaltar que Shakira resolveu abandonar a postura de Diva POP fabricada que estava construindo com She Wolf para fazer algo que tivesse mais a sua cara. Ponto positivo. O álbum em si possui 12 músicas, um número razoável. Mas o CD conta com material bônus de músicas cantadas em espanhol. O que trouxe um efeito positivo e negativo simultâneamente. O lado bom disso, é que, óbviamente, aumenta o tempo de duração do álbum (álbum curto é sinônimo de ponto negativo para o mesmo). O lado ruim disso, é que deixa o CD com cara de repetitivo. O material bônus não envolve nada que seja novo, são simplesmente canções que já foram escutadas, com outra língua.

Outro ponto positivo para Shakira, o album é bem variado. Possui desde canções dançantes, como Loca, até baladas relaxantes como Lo que Más. Porém, as canções mais poderosas são as dançantes. Que valoriza o estilo que Shakira adotou que nós já estamos acostumados. As músicas em sua maior parte valorizam muito bem os poderosos vocais de Shakira, mas alguns trechos pareceram tão forçados que dão a impressão de não serem tão naturais como todo o resto.

Concluindo, Sale el Sol é simplesmente fantástico, com certeza, melhor do que o álbum antecessor, She Wolf, mas ainda sim, não sentimos a mesma qualidade dos albuns de estréia de Shakira, mas é com certeza absoluta que afirma-se que não irá falhar na hora de satisfazer os fãs e os amantes da música POP.

Canções Notáveis:

Sale el Sol - O álbum é aberto por uma balada que deu o nome do conjunto inteiro. Sale el Sol  (a música) é relaxante, e nos traz uma mensagem inspiradora. Além de ter um efeito um tanto quanto "viciante", principalmente nos primeiros dias com contato à música.

Loca - Feat. Dizzee Rascal - Logo depois de Sale el Sol (a música), quem dá as caras é o primeiro single do CD. Loca é um merengue dançante misturado com o Rap de Dizzee Rascal. A canção é super divertida e contagiante.

Gordita - Feat. Resident Calle13 - Mais uma vez, uma canção dançante. Gordita pode não ser a música melhor composta do álbum, mas ainda sim é uma das mais bem produzidas. Gordita conta com um rítimo diferente de Loca e/ou as outras canções dançantes do álbum, é puxada para um rítimo que pode ser caracterizado como Reggaeton.

Rabiosa - Feat. Pitbull - Rabiosa pode ser considerada a canção mais poderosa do álbum inteiro. Contém rítimo alá Loca, mas não deve nada a mesma. Shakira fez bem em escolhe-la como terceiro single do álbum.

Waka Waka (This Time for Afica) K-Mix - O hit mundial escolhido como tema da copa do mundo de 2010 também entrou no álbum, mas remixado. O remix em alguns pontos ainda consegue ser melhor do que a música original, mas mesmo assim, ambos estão no mesmo patamar de qualidade.

NOTA FINAL: 9.2/10 (Excelente)

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Resenha - The Fame Monster (Lady Gaga)


Lady Gaga resolveu trocar a sua imagem de Diva POP que caracterizou o antigo album, por algo mais sombrio. O que não necessariamente foi uma manobra benéfica.

The Fame Monster é simplesmente bizarro. Mas não isto não é considerável bem uma crítica. A maior parte do EP é sim, composta por músicas de qualidade, mas há alguns tropeços no produto final que prejudicam a performance completa do album. Antes de tudo, o EP da as caras com Bad Romance. Uma canção POP dançante poderosa, mas com composição fraquíssima. Apenas um mero detalhe que pode ser esquecido. Alejandro é relativamente mais calma do que a música anterior. É uma das músicas mais interessantes do album. Isto porque, realmente, não é uma canção ruim, mas lembra muito mais algo que Madonna faria, do que Lady Gaga. Talvez, até com maior exito.

Outras canções que merecem ser destacadas são Dance In The Dark e Speechless. Uma canção POP dançante e uma balada, respectivamente. Elas fazem parte do coração do album, isto por que, são as mais poderosas da obra. Monster é uma canção relativamente boa, mas um tanto quanto indiferente. Terminando o resumo das faixas do album, o EP termina com Telephone (feat. Beyoncé), So Happy I Could Die, e Teeth. Telephone é a canção mais festiva do album, é caracterizada por um rítimo mais dançante, porém, prova que o EP é relativamente fraco em participações, contando apenas com a ajuda de Beyoncé. So Happy I Could Die, e Teeth tiram toda a imagem positiva do album. São canções fraquissimas. So Happy I Could Die é uma canção de tempo intermediário, completamente ínspida, e sem graça. Teeth é mais festiva, ao mesmo tempo que é irritante e repetitiva. Um EP que poderia muito bem ser caracterizado por pequenos tropeções, que contariam como meros detalhes, foi completamente prejudicado por estas duas canções de término.

Mas deve ser lembrado, que, The Fame Monster em sua maior parte, é caracterizado por canções agradáveis. Apesar do clima gótico no geral, Lady Gaga ainda conta com a ajuda de batidas dançantes, divertidas, e empolgantes (EX: Bad Romance, Dance In The Dark e Telephone) ao mesmo tempo que conta com baladas que caracterizam muito os produtos POP atuais (EX: Speechless). Por fim, The Fame Monster caracteriza algo que satisfaria muito fãs de música POP e da Lady Gaga (óbviamente). Mas pode ser um tanto quanto indiferente para pessoas que procuram algo de boa qualidade.

Canções Notáveis*:

Bad Romance - O primeiro single, e a faixa que abre o EP, é uma canção Electropop (bem) dançante produzida por RedOne. A música conta com vocais poderosos de Lady Gaga, que parece ter caprichado na produção geral desta canção. Mas é prejudicada por uma composição de nível baixo.

Speechless -  É a única canção de tempo baixo do album. Basicamente, uma balada. A música lança um "pausa"  toda a euforia POP causada pelo resto das canções, com um clima sincero e aberto, por parte de Lady Gaga. É evidente, que se trata de uma canção verdadeira e sincera.

Dance In The Dark - Talvez, a música mais poderosa do album. E não estamos falando de um Single mundial. A canção foi aproveitada apenas como Single Promocional e nem ganhou videoclipe. É trágico, pois a canção é bem empolgante, e ainda sim, possívelmente, se destacaria melhor do que outros singles escolhidos pela cantora e pela gravadora.

Telephone - Feat. Beyoncé - A faixa electropop é a única que conta com uma participação, em relação ao EP inteiro. Pode não ser tão atraente quanto Dance In The Dark, ou Bad Romance, mas mesmo assim, ainda pode ser considerada uma canção notável em relação ao album.
* - Foram escolhidas apenas 4 canções notáveis, em virtude do pouco número de faixas do EP. (8 músicas)

NOTA FINAL: 7.5/10 (Bom)

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